domingo, 26 de maio de 2013

2º Encontro Presencial - 14/05/2013

Pauta

- Acolhida;

- Resgate dos principais assuntos tratados;

- Trabalho em grupo: Leitura do Texto: A aula essencial - Uma conversa introdutória, de Fernando José de Almeida - Socialização e Sistematização;

Resumo
Grupo 8 – Hugo Gambetti e Belmiro Rocha
A aula essencial – Uma conversa introdutória

A aula é criticada por muitos como o maior culpado e causador de todos os problemas da educação.
No entanto, há um equívoco no que se refere ao conceito “aula”. A princípio a aula está interligada ao sentimento do professor com seus alunos. É necessário que haja um “gostar” do público alvo.
A aula não deve ser confundida com padrões da arquitetura (decoração interna), com sua dinâmica ou com seus autores. Ela é prática, mas para isso depende do aluno para utilizá-la como instrumento de poder (todos podem aprender).
O professor é autor da aula. Esta deve ser dividida em: aula essencial e aula expandida. Na primeira ocorrem a problematização, contextualização, análise e explicação do assunto a ser aprendido. Na segunda ocorrem as zonas de sensibilização que resultam do diálogo entre coletivo e indivíduo.
A aula deve ter linguagem simples, incentivo da aprendizagem utilizando os minutos finais para registro individual do que se aprendeu e publicação das atividades dos alunos (produto social do aluno).

Por último a aula não é trabalho do governo, do currículo... é do professor. É nela que o docente estabelece as perspectivas de uma boa aprendizagem.

- Plano de Ensino;

- Vivência da Situação de Aprendizagem e Socialização;

- Oficina 2 - Traçando o percurso. CLIQUE AQUI


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